Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

Barreiros - Valpaços

Barreiros

 

tags:
publicado por dmpires às 00:00

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De M. Oliveira a 20 de Abril de 2010 às 08:02
O caminho estreito, das casinhas de pedra, pisado por muitos pés, desemboca na cancela. À sua volta desenrolaram-se quadros que o tempo jamais apagará. As lides campestres, os rituais que lhe estão associados, os cantares, os ranchos que mourejavam em grupo, aqui e ali. Há mãos calejadas, há um burburinho de alfaias agrícolas rudimentares (sachos, foices, arados, machadas, carros de bois) e há, também, um frenesim no ar que antecede os grandes momentos:
as sementeiras, a apanha da azeitona, as regas, a apanha da batata, a ceifa, a vindima… Reminiscências de um passado, condensado na cancela, que guarda carinhosamente.
Porque toda esta história começa no meio desta paisagem, onde o vento sopra sobre as casas, que se vão aninhando à volta da igreja, e elas, as casas, vão esboçando ruas e ruelas íngremes, trilhadas por gente rude e simples que, no silêncio, vai desenhando os dias.
Há, também a lembrança de um Professor que ajudou a construir a história de Barreiros. Um Professor que também era pintor, retratista, poeta, agricultor e artesão de belíssimas e variadas peças.
E, sobretudo, um homem bom e generoso. Dessa generosidade sem limites fala, ainda, a gente da terra, quando recorda a “fornada” de pão que mandava fazer, todos os dias, para distribuir pelos mais carenciados…
Do amor, esse amor não correspondido, que o fez abandonar a terra onde nasceu, Lebução, partir para Barreiros e nunca mais voltar, falo eu.
Perdeu-se de amores por uma senhora de nome Felicidade Lavrador. Mas ao contrário de outras histórias de amor, eles não foram felizes para sempre. Ela casou e foi viver para Chaves.
Ele exilou-se em Barreiros...
De Domingos a 20 de Abril de 2010 às 23:41
Esta história interessante levou-me a procurar nas obras do Dr. Adérito Freitas "Fontes de Abastecimento de Água", alguma possível ligação à fonte de mergulho da foto. Penso que a mesma foi mandada construir por Joaquim P. D. Sequeira pai de tão boa e generosa pessoa, cujas inscrições se encontram na fachada principal da fonte. Estarei correcto?

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.melodias


Pablo Alboran - Perdóname (con Carminho) por PabloAlboran-Official

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Relógio

.arquivos

.favoritos

. S. Lourenço - Chaves

. Santa Valha - Valpaços

. Santiago do Monte - Chave...

. 150.000 VISITANTES

. 100.000 VISITANTES

. 50.000 Visitantes

. Pitões das Júnias - Monta...

. Quintela - Valpaços

. Carvela - Chaves

. S. Domingos - Valpaços

.links

.tags

. todas as tags

.Mosaico

www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos de um álbum chamado Cancelas. Faça o seu próprio módulo aqui.

.Olhares

.Olhares on line

online

.O Tempo em Chaves


Weather Forecasts | Weather Maps | Weather Radar

.Lumbudus

blog-logo
blogs SAPO

.subscrever feeds